Encontro Ibérico do Azeite reúne produtores para impulsionar produção

O Encontro Ibérico do Azeite, que vai decorrer em Abrantes entre sexta-feira e domingo, vai mobilizar produtores e olivicultores no debate com vista a aumentar a produção de azeite e responder aos desafios da atualidade.

© D.R.

“O mercado do azeite está em crescendo, com o aumento da procura a levar à expansão das áreas de olival em Abrantes e no país, em detrimento de outras culturas, e o grande desafio é responder a uma oportunidade de desenvolvimento e afirmação do setor, aumentando a produção, mantendo padrões de qualidade elevados, sendo a partilha de experiências e de conhecimento fundamental para responder aos desafios da atualidade”, disse à Lusa João Nuno Alcaravela, da Associação de Agricultores de Abrantes, entidade que integra a organização do evento.

Já o presidente do município de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, realça que o azeite é “um produto de excelência, muito relevante” na economia, pelo que se pretende dar importância ao setor com o retomar do Encontro Ibérico do Azeite e “reforçar este posicionamento em futuras edições, quer a nível nacional, quer internacionalmente”.

No âmbito do Encontro, onde participam produtores de ambos os lados da fronteira, realiza-se na sexta-feira um simpósio técnico onde serão apresentadas as novidades da fileira a vários níveis, como o tecnológico e o legislativo, visões estratégicas sobre a internacionalização do setor agroalimentar, ou ainda o futuro da fileira, com a nova Política Agrícola Comum (PAC).

No simpósio, a decorrer durante aquele dia na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, em Mouriscas, serão ainda debatidas questões ligadas ao olival e ao azeite, como ajudas anuais e de investimento ao setor, como tornar as variedades portugueses economicamente rentáveis, alterações climáticas, controlo e contaminantes do azeite, e o papel da ASAE na fiscalização do mercado do azeite.

O evento, que regressa após alguns anos de interregno, vai contar ainda com um painel dedicado ao “mercado do azeite” onde irão estar em análise o estudo da cadeia de valor do azeite, a perspetiva ibérica do setor, os mercados emergentes e as perspetivas do mercado português, e um outro sobre “Olivoturismo e sustentabilidade”, que irá “indicar caminhos de valorização do olival tradicional” com apresentações dos casos de estudo da Casa Anadia e do projeto “Apadrina un olivo”, da multinacional espanhola Endesa.

O certame, com várias actividades paralelas, inclui ainda o denominado Fórum do Azeite, a decorrer no sábado, no Mercado Municipal, estando centrado nas várias vertentes de utilização do azeite, desde a gastronomia, passando pela saúde, cosmética e turismo, sendo dirigido à comunidade escolar e público em geral.

No domingo, dia 23 de março, realizar-se-á uma caminhada em Mouriscas, dinamizada pelo projeto Apadrinha uma Oliveira e ACROM — Associação Cultural das Rotas de Mouriscas, com ponto de partida na milenar Oliveira do Mouchão e passagem por diversos olivais.

Em paralelo, estará a funcionar um espaço gastronómico com provas de receitas com azeite e, em simultâneo, nos restaurantes aderentes do concelho de Abrantes, decorrerá o denominado Festival Sabores do Tejo com Azeite.

Últimas de Economia

O Presidente da República prometeu hoje o fim da taxa sobre empresas produtoras de energia elétrica e disse que espera que “garanta mesmo tratamento mais favorável para os contribuintes”.
O índice de preços da habitação aumentou 17,7% no terceiro trimestre, acelerando 0,5 pontos percentuais face aos três meses anteriores, tendo sido transacionados 10,5 mil milhões de euros, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2.060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que período homólogo 2024, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.
Arrendamentos não declarados, dados incompletos e cruzamentos que falham. A Autoridade Tributária detetou milhares de casos com indícios de rendimentos imobiliários omitidos, num universo onde o arrendamento não declarado continua a escapar ao controlo do Estado.
O Banco Central Europeu (BCE) vai reduzir o prazo da aprovação das recompras de ações dos bancos a partir de janeiro para duas semanas em vez dos atuais três meses, foi hoje anunciado.
A produtividade e o salário médio dos trabalhadores de filiais de empresas estrangeiras em Portugal foram 69,6% e 44,2% superiores às dos que laboravam em empresas nacionais em 2024, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
O subsídio de apoio ao cuidador informal deixa de ser considerado rendimento, anunciou hoje o Governo, uma situação que fazia com que alguns cuidadores sofressem cortes noutras prestações sociais, como o abono de família.
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter os juros inalterados, como era esperado pelos analistas e mercados, segundo foi hoje anunciado após a reunião de dois dias.
Os títulos de dívida emitidos por entidades residentes somavam 319.583 milhões de euros no final de novembro, mais 1.200 milhões de euros do que no mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
A taxa de juro no crédito à habitação encontradau 4,7 pontos para 3,133% entre outubro e novembro, mas nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa levantada pela primeira vez desde abril, segundo o INE.