Encontro Ibérico do Azeite reúne produtores para impulsionar produção

O Encontro Ibérico do Azeite, que vai decorrer em Abrantes entre sexta-feira e domingo, vai mobilizar produtores e olivicultores no debate com vista a aumentar a produção de azeite e responder aos desafios da atualidade.

© D.R.

“O mercado do azeite está em crescendo, com o aumento da procura a levar à expansão das áreas de olival em Abrantes e no país, em detrimento de outras culturas, e o grande desafio é responder a uma oportunidade de desenvolvimento e afirmação do setor, aumentando a produção, mantendo padrões de qualidade elevados, sendo a partilha de experiências e de conhecimento fundamental para responder aos desafios da atualidade”, disse à Lusa João Nuno Alcaravela, da Associação de Agricultores de Abrantes, entidade que integra a organização do evento.

Já o presidente do município de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, realça que o azeite é “um produto de excelência, muito relevante” na economia, pelo que se pretende dar importância ao setor com o retomar do Encontro Ibérico do Azeite e “reforçar este posicionamento em futuras edições, quer a nível nacional, quer internacionalmente”.

No âmbito do Encontro, onde participam produtores de ambos os lados da fronteira, realiza-se na sexta-feira um simpósio técnico onde serão apresentadas as novidades da fileira a vários níveis, como o tecnológico e o legislativo, visões estratégicas sobre a internacionalização do setor agroalimentar, ou ainda o futuro da fileira, com a nova Política Agrícola Comum (PAC).

No simpósio, a decorrer durante aquele dia na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, em Mouriscas, serão ainda debatidas questões ligadas ao olival e ao azeite, como ajudas anuais e de investimento ao setor, como tornar as variedades portugueses economicamente rentáveis, alterações climáticas, controlo e contaminantes do azeite, e o papel da ASAE na fiscalização do mercado do azeite.

O evento, que regressa após alguns anos de interregno, vai contar ainda com um painel dedicado ao “mercado do azeite” onde irão estar em análise o estudo da cadeia de valor do azeite, a perspetiva ibérica do setor, os mercados emergentes e as perspetivas do mercado português, e um outro sobre “Olivoturismo e sustentabilidade”, que irá “indicar caminhos de valorização do olival tradicional” com apresentações dos casos de estudo da Casa Anadia e do projeto “Apadrina un olivo”, da multinacional espanhola Endesa.

O certame, com várias actividades paralelas, inclui ainda o denominado Fórum do Azeite, a decorrer no sábado, no Mercado Municipal, estando centrado nas várias vertentes de utilização do azeite, desde a gastronomia, passando pela saúde, cosmética e turismo, sendo dirigido à comunidade escolar e público em geral.

No domingo, dia 23 de março, realizar-se-á uma caminhada em Mouriscas, dinamizada pelo projeto Apadrinha uma Oliveira e ACROM — Associação Cultural das Rotas de Mouriscas, com ponto de partida na milenar Oliveira do Mouchão e passagem por diversos olivais.

Em paralelo, estará a funcionar um espaço gastronómico com provas de receitas com azeite e, em simultâneo, nos restaurantes aderentes do concelho de Abrantes, decorrerá o denominado Festival Sabores do Tejo com Azeite.

Últimas de Economia

O escândalo da privatização da TAP volta a rebentar: o Ministério Público constituiu quatro arguidos por suspeitas de que a companhia aérea foi comprada… com o próprio dinheiro da TAP. A operação 'Voo TP789' desencadeou 25 buscas explosivas e está a abalar o setor da aviação nacional.
A taxa de inflação homóloga fixou-se, em outubro, nos 2,1% na zona euro, confirmou hoje o Eurostat, indicando que na União Europeia (UE) foi de 2,5%, com Portugal a apresentar a sexta menor (2,0%).
A Polícia Judiciária realizou hoje várias buscas no âmbito da privatização da TAP em 2015.
O Conselho Económico e Social (CES) considera "insuficiente o grau de clareza" das transferências internas da Segurança Social e recomenda que a Conta Geral do Estado (CGE) "passe a incluir dados detalhados" sobre a Caixa Geral de Aposentações (CGA).
O Banco Central Europeu (BCE) considerou que dez bancos importantes da zona euro tinham em 2025 provisões insuficientes para cobrir os riscos de exposições a crédito malparado, menos oito bancos que na revisão supervisora de 2024.
A Comissão Europeia decidiu hoje impor limites a importações de produtos de ligas de ferro (ferroligas) pela União Europeia (UE), como medida de proteção desta indústria.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) exigiu hoje o reforço urgente da segurança, após recentes disparos contra serviços de finanças da Grande Lisboa, durante a madrugada, e alertou para o agravamento do clima de segurança nos trabalhadores.
O Ministério Público realizou buscas de grande escala na TAP para investigar suspeitas de corrupção e burla na privatização feita em 2015. O caso, reaberto com novos indícios da Inspeção-Geral de Finanças, ameaça reacender uma das maiores polémicas da empresa.
Nos primeiros nove meses do ano, foram comunicados ao Ministério do Trabalho 414 despedimentos coletivos, mais 60 face aos 354 registados em igual período de 2024, segundo os dados da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que vai solicitar mais informações aos bancos sobre os ativos de garantia que permitem mais financiamento.